HISTÓRICO

O IGHMB foi criado em sessão solene do Clube Militar. Fruto do idealismo de oficiais intelectuais da Marinha e do Exército, surgiu por iniciativa  do capitão Severino Sombra de Albuquerque. Recebeu, com o tempo, adesão de civis, de militares das Forças Auxiliares e da recém criada Força Aérea Brasileira.

Nasceu como “Sociedade Militar Brasileira de História e Geografia”, denominação logo alterada para “Instituto de Geografia e História Militar do Brasil”. Entrou em pleno funcionamento a 20 de abril de 1937, permanecendo no mesmo local (Av Rio Branco) até 1941.

De 1941 a 1946, instalou-se junto ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no antigo  “Silogeu Brasileiro”.

De 1946 a 1970, alojou-se na Bibliotheca Militar (hoje Biblioteca do Exército), no Palácio Duque de Caxias (PDC – Ala Marcílio Dias).

De 1970 a 1974, ocupou o Palácio Monroe (na Cinelândia), junto ao  extinto Estado-Maior das Forças Armadas (EMFA).

Em 1974 retornou ao IHGB, agora em sua nova sede, construída no mesmo local do Silogeu, demolido (Av Augusto Severo, esquina com Rua Teixeira de Freitas). Lá permaneceu até 1976.

Em 1976, funcionou novamente no PDC, no 18º  andar, anexo ao EMFA. Em 1977, mudou-se para o 12º andar, ocupando o espaço até 1996.

Finalmente, em 24 de março de 1998 realizou a abertura do ano cultural juntamente com a inauguração da nova sede, a Casa Histórica de Deodoro.

Edita, desde 1940, a segunda  mais antiga revista de História Militar no mundo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s